Pesquisar

Semana

Publicações Populares

Projeto F5 On sexta-feira, 1 de maio de 2015


O renomado autor John Boyne, famoso por sua plausível obra O menino de pijama listrado (que também super recomendo tanto livro como filme) mais uma vez vai te sensibilizar ao retratar uma guerra na percepção de uma criança, e de como esses eventos da nossa história repercutem e afetam na vida de inocentes.

Alfie Summerfield desanima-se ao longo de anos esperando pela volta do pai, que alistou-se quando o garoto tinha somente cinco anos. Período esse, que abalou toda a família e vizinhança frente a uma guerra na qual se obrigavam a acreditar que estaria tudo acabado antes do Natal mas já havia passado quatro anos, e Alfie agora acreditava cada vez mais que seu pai está morto. O menino para ajudar a mãe, passa a faltar aula e trabalhar de engraxate na estação da cidade, porém tudo escondido de sua mãe que sempre estava cumprindo turnos no trabalho pois precisava manter a casa. Em meio a um dia na estação, Alfie tem suas esperanças renovadas ao ler o nome do seu pai em uma lista do hospital, no jornal de um cliente. A partir daí, o garoto se aventura a procura do pai.

O que mais me chamou minha atenção neste livro é o fato de abordar a Primeira guerra mundial, pouco explorada pela literatura atual, e de cara ela é reapresentada a você por intermédio de uma criança apesar de ser narrado pelo em 3° pessoa. Incrível como o John Boyne consegue te entrelaçar aos personagens e claro ao drama de Alfie. O que pode te frustrar (me frustrou na verdade) é como o garoto age muito emocionalmente e embora toda sua responsabilidade e independência, suas atitudes poderiam trazer graves consequências em relação ao seu pai e até ele mesmo. Para concluir, se me perguntassem uma palavra a definir o livro, seria emoção pois guerra é um assunto delicado quando se trata de uma criança pois os homens não estavam pensando nelas em meio a uma guerra. Espero que você leitor aproveite a história e faça suas reflexões ao ler cada página.

                                                                                                            Por: Lucas

{ 2 comentáriosLeia-os abaixo ou Comente }

  1. Gostei muito da resenha :), parabéns a quem a escreveu.

    ResponderExcluir