Pesquisar

Semana

Publicações Populares

Projeto F5 On terça-feira, 2 de junho de 2015




Editora: ID Editora
Ano: 2012
Páginas: 368
Valor: De 27 a 38 reais

"Síndrome de Estocolmo"
Caracteriza-se pela identificação afetiva da vítima com seu sequestrador. Trata-se de uma estratégia inconsciente de sobrevivência, uma tentativa de conquistar a simpatia do sequestrador, por medo de retaliação ou violência. Essa reação proporciona o afastamento emocional da realidade perigosa e violenta à qual a pessoa está submetida, mas parte de sua mente conserva-se alerta ao perigo, o que faz com que a maioria das vítimas tente escapar do sequestrador em algum momento"(N.E)

Sinopse:

O que a paisagem urbana representa a você? Qual o sentimento de estar em meio a concreto e barulho? Para Gemma, Londres é a casa dela, lá é sua área de conforto, mas isto lhe é tirado, ao ela ser sequestrada e levada para o deserto australiano, onde vive seus dias ao lado do seu sequestrador Ty, nas planícies quentes. Ao passar do tempo e depois de várias tentativas de fugas fracassadas, ela passa a ver o sentido do lugar e das histórias que o ty conta a ela, começando a perceber que lá também há seu valor. Além de estar presa ao ty, ela desenvolve um sentimento de afeto por ele e será isso que definirá o decorrer dos fatos.

Resenha:

O que mais me agradou nesta obra foi a maneira como a escritora conseguiu mudar o ponto de vista do leitor que desde o começo da história, julga a saúde mental do sequestrador em relação a sua conturbada vida, eu particularmente vi que os atos do ty mostram o amor que ele sente por ela, isso fica até meio óbvio ao longo das páginas, e o final me surpreendeu com a decisão imposta pela escritora de uma forma subjetiva ao leitor.

O livro é narrado pela Gemma e vem em forma de cartas, como está explícito subtítulo "Carta ao meu sequestrador", e a leitura é bem fácil. Apesar de ser o primeiro livro da escritora, Stolen recebeu vários prêmios literários na Inglaterra, tendo sido aclamado pela crítica e pelo público.


Por: Ana Paula

{ 4 comentáriosLeia-os abaixo ou Comente }

  1. Faltava umas páginas para eu ler, então, venho ler sua resenha e me incentivo à terminar. Termino e vejo aquele final. Arg, foi perfeito do jeito que foi, mas eu preferia tanto a 2a opção u-u.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro a segunda opção. Queria saber o que acontece depois do julgamento, qual a opção que ela escolheu.
      Legal que minha resenha te influenciou a continuar o livro.
      Obrigada pelo interesse. :)

      Ass: Ana Paula

      Excluir
    2. Gente eu tambem ja li, e com certeza a 2 opção para aquele final. Finalmente alguem pra compartilhar!

      Excluir
    3. E um pena que poucas pessoas tenham lido esse livro, merecia mais reconhecimento.

      Excluir